Cuiabá/MT, 23 de Outubro de 2018

SUSTENTABILIDADE sexta-feira, 28 de Setembro de 2018, 07h:00 | - A | + A

Sustentabilidade

APLICATIVO DE DENÚNCIA DE DEGRADAÇÃO DO CERRADO

Por: Colégio Notre Dame

COLÉGIO NOTRE DAME DE LOURDES

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS COORDENAÇÃO ENSINO MÉDIO

             

GEOVANNA ALBUQUERQUE TORQUATO

 MARIANA GOMES CANHETE

TATIANA SALÉRIO FERRAZ BARTHOLDY

 

        APLICATIVO DE DENÚNCIA DE DEGRADAÇÃO DO CERRADO (ADDEC)

   

Trabalho de pesquisa científica apresentado à Comissão Avaliadora da 29º Edição do Prêmio Jovem Cientista - 2018,

para categoria de Ensino Médio como requisito para participação e classificação da mesma,

sob a orientação da Prof.ª Indiana Campos Borralho e do Prof.º Marcelo Alonso Lemes.  

CUIABÁ-MT 2018

 

APRESENTAÇÃO  

1.1 Problemática

A ideia para o aplicativo veio em decorrência do imbróglio que o estado de Mato Grosso enfrenta em sua época mais seca – a qual representa os meses de junho, julho e agosto -, uma vez que o bioma cerrado que o representa sofre de queimadas naturais que podem se alastrar para áreas urbanas, afetando a rotina dos cidadãos.

Logo, Mato Grosso torna-se o estado com a maior incidência de focos de queimadas do país, tendo seu recorde com 7,9 mil focos no mês de julho de 2017. No entanto, apesar de intensos investimentos estatais para o controle dessas, não um sistema efetivo de denúncias que atenda os cidadãos além do 193, porém a maioria da população não sabe diferenciar os números de emergência dos serviços disponíveis.

Dessa forma, em uma situação de queimada ou emergência, o ADDEC entra como uma plataforma prática para denúncia de fácil acesso a população, sendo compatível com os sistemas ANDROID e IOS e gratuito.  

1.2 Justificativa

O Aplicativo de Denúncia de Degradação do Cerrado busca sintetizar a gama de meios de denúncia em uma única plataforma, fazendo com que o indivíduo consiga prestar a sua denúncia e encaminhá-la para o órgão responsável correto, visando a preservação do bioma cerrado e os seres vivos que nele vivem.  

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivos Gerais

O aplicativo tem como principal objetivo agilizar as denúncias sobre qualquer tipo de degradação ambiental no bioma cerrado, principalmente queimadas, sintetizando os contatos de proteção em um único aplicativo, facilitando a comunicação entre a população e o órgão responsável.

1.3.2     Objetivos Específicos 

Proporcionar fácil acesso a denúncia para a população.

Direcionar o usuário do aplicativo para o órgão responsável de acordo com o tipo de degradação selecionada. ·        

Incentivar a preservação do bioma, classificado como Hot Spot, através de uma plataforma de fácil uso.

DESENVOLVIMENTO 

  1.1 Metodologia

ADDEC foi desenvolvido inicialmente por uma síntese de degradações ambientais pelas quais o Cerrado e acometido, após uma seleção das mais decorrentes, obtivemos queimadas, desmatamento – devido a expansão da fronteira agrícola presente no estado -, poluição de rios, depósito de lixo inapropriado, foco de doenças e pragas – como focos do mosquito Aedes Aegypti, o qual é vetor transmissor da dengue, chigungunya e zika -, ainda restando a opção outros, dedicada àqueles tipos de degradação menos frequentes.

A partir dessa seleção, foi feita uma pesquisa sobre os órgãos governamentais responsáveis por neutralizar o tipo de degradação, logo, associando-as da seguinte forma:

notre

Figura 1 – Esquema de direcionamento de degradação.
Fonte: Produção própria. 

Secretaria municipal do meio ambiente Partindo de uma relação de instituições e degradações, com a ajuda da professora Patrícia Cristiane de Souza, do instituto de computação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), onde nos instruíram a utilizar o programa BALSAMIQ, o qual é utilizado para desenvolver a interface do aplicativo, proporcionando uma simulação real de como a plataforma seria.

O primeiro passo para a elaboração da interface do aplicativo fundamenta-se na elaboração de uma logomarca, através do programa LOGOMAKER (Figura 1), logo introduzimos a logo já pronta na tela inicial do aplicativo, juntamente com o botão de começar.

 Notre Dame          notre

 

 

Assim que o usuário apertar o botão “COMEÇAR”, esse o direcionará para a próxima tela, a qual é responsável por apresentar as opções de degradação, onde o usuário irá selecionar uma delas e logo após, clicar na tecla “PRÓXIMO”.

Dessa forma, de acordo com o que o usuário escolheu na tela interior, ele é direcionado para a instituição competente. Uma vez que foi direcionado, o usuário encontra-se diante de três formas de registrar sua denúncia: telefone, mensagem de texto ou fotografia. Lembrando que o serviço de localização do usuário deve estar ligado e permitindo o uso do aplicativo. O funcionamento geral está resumido no esquema abaixo:

esquema.jpg
Figura 1. Logomarca do aplicativo
logo aplicativo.jpg
Fonte: Elaboração própria.
  1.5 Análise
 
A tela inicial correspondeu ao objetivo do grupo, uma vez que apresenta pouca informação, logo a direção a ser tomada pelo usuário torna-se óbvia. Com um fundo branco e sem detalhes em demasia, por se tratar de um assunto sério e exigir o foco do indivíduo durante todo o procedimento. (Figura 2)
Ademais, as telas seguintes são preenchidas com frases no imperativo e aba de opções para facilitar a navegação do indivíduo pelo aplicativo. (Figura 3)
 
Figura 2.  Tela inicial do aplicativo.
BOA.jpg

 

CONCLUSÃO

O Aplicativo evidencia a degradação do cerrado pelo ponto de vista da população, apontando certos eventos que os órgãos não veem.

O ADDEC possui uma importância social significativa, uma vez que é de fácil uso e prático em tempos os quais a tecnologia está presente em todas as relações humanas.  

1.1 Resultados da Pesquisa

Sendo possível inferir que o ADDEC, além de proporcionar uma ferramenta segura e prática para a realização de denúncias, é um elemento em falta no mercado digital, uma vez que a sociedade hodierna mantém-se conectada 24h por dia na internet, e a ideia do aplicativo surgiu como um aproveitamento desse tempo ocioso ao celular, visto que o indivíduo, ao ver uma queimada por exemplo, faça a sua denúncia sem muito esforço e de forma rápida pelo aparelho que já é um acessório necessário nos dias atuais.   

 

AGRADECIMENTOS

gradecemos primeiramente á Deus, aos professores orientadores pelo auxílio e apoio constante, as professoras conselheiras Andréia Bonfante e Patrícia Cristiane de Souza do Curso de Ciências da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a família que esteve junto a nós organizando a logística em busca de dados e pela motivação em todos os momentos e ao Colégio Notre Dame de Lourdes pela iniciativa de nos inserir a pesquisa científica.

 

REFERÊNCIAS

https://www.istoejapao.com/723/ja-instalou-o-aplicativo-para-informar-tremores-e-sismos-no-japao-no-seu-celular/ https://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/mato-grosso-tem-o-maior-numero-de-focos-de-queimadas-em-julho-diz-levantamento.ghtml

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

CONFIRA TAMBÉM NESTA SEÇÃO:

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA

AGORA NA RÁDIO

06:00 às 12:00

Nova Manhã

Com Carlos Mattos/Bianca

Programa variado

Nova Manhã

PRÓXIMO PROGRAMA

Clássicos da Cultura

12:00 às 14:00

Clássicos da Cultura

Programa voltado aos clássicos nacionais e internacionais