Sustentabilidade
É destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora, procurando apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
A proposta pedagógica do JEPP é, por meio de atividades lúdicas, sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras preservando o meio ambiente e valorizando a sustentabilidade.
A intenção é despertar, nos jovens, o espírito que deverá ser desenvolvido ao longo da sua existência, pois ensinar a gestar é algo que pouco se vê no dia a dia. O desenvolvimento deste espírito empreendedor tem como objetivo fazer com que o aluno aprenda a administrar a própria vida.
É cada vez manifestado e valorizado a necessidade ao estímulo de práticas sustentáveis.
Observar a realidade e refletir sobre a importância da sustentabilidade para o planeta são os pontos de partida para o trabalho no JEPP. Estimulados a pensar nos benefícios de adotar práticas sustentáveis, os alunos são convidados a aproveitar a atividade empreendedora do artesanato sustentável como uma das oportunidades do projeto.
Com foco na preservação ambiental, o primeiro pensamento do projeto JEPP relaciona-se com o consumo consciente e renovação da vida útil do papel. Sendo esse o primeiro passo, os alunos do sexto ano desempenham a função de coleta, seleção, descarte, reutilização e renovação desse item, valorizando a utilidade e beleza do resultado final.
Saber reaproveitar e economizar, já no momento inicial do curso, cria o hábito da preservação ambiental.
Os alunos dos sétimos anos têm como objetivo aplicar os 5rs da sustentabilidade (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutiliza e Reciclar) de forma empreendedora e artesanal, modificando a compreensão sobre o lixo e, principalmente, preocupando-se com a vida no planeta através das habilidades artísticas.
A proposta dessas turmas é transformar o que será descartado em utilidade, valorizando a reutilização e reciclagem dos itens escolhidos por cada turma.
E fazendo com que os alunos pensem coletivamente, valorizem a cultura local, interajam e integrem com as pessoas e tomem decisões pensando em um objetivo comum.
Como um projeto para ser completo há a preocupação com o bem estar da humanidade, os oitavos anos têm a preocupação de transformar os espaços de necessidade humana com ações empreendedoras que melhorem a situação de um espaço ou de uma comunidade. Nossos jovens empreendedores sociais buscam transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas utilizando métodos geralmente presentes no cotidiano de empresas.
Já ao final do ensino fundamental é o momento de aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante o JEPP, isso significa então ser realmente um empreendedor e desenvolver uma atividade lucrativa, ecologicamente consciente e inovadora. Para tal momento, os alunos dos nonos anos são orientados a terem objetivos definidos e concretos. Estimula-se a percepção das necessidades do cotidiano, estimulando a percepção de oferta e procura, aproveitando a oportunidade, calculando riscos e lucros, aplicando conhecimentos em gestão.
Com esse curso, Jovens Empreendedores Primeiros Passos, espera-se propiciar aos alunos condições para que desenvolvam competências de natureza cognitiva, atitudinal e operacional, tais como:
· Conhecer características do comportamento empreendedor;
· Posicionar-se de maneira autônoma diante de situações que estimulem o seu perfil empreendedor;
· Valorizar a cultura local;
· Respeitar o processo de desenvolvimento sustentável;
· Tomar decisões para alcançar objetivos comuns;
· Gerenciar de forma consciente sua própria existência.
Nesse contexto, o professor tem papel de extrema importância, porque será o mediador entre a teoria empreendedora proposta e os alunos, auxiliando na concretização da visão empreendedora proposta por eles.
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Programação romântica, nacional e internacional