Cuiabá/MT, 14 de Agosto de 2018

SUSTENTABILIDADE segunda-feira, 07 de Maio de 2018, 15h:48 | - A | + A

Sustentabilidade

Sustentabilidade - Sustenta Sesc

Por: Escola Sesc Cuiabá

Sustenta Sesc

Com o intuito de promover a reflexão, permitir a ampliação dos saberes e possibilitar a ressignificação dos hábitos, com ênfase nas práticas cotidianas danosas ao ambiente e à sociedade, a Escola Sesc Cuiabá concebeu o Projeto Sustenta Sesc. Contando com o auxílio da equipe pedagógica e apoio das famílias, os alunos foram levados ao protagonismo das inúmeras ações realizadas.

sesc

sesc

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todas as ações do Projeto se basearam na vivência dos alunos e tiveram por objetivo levar os aprendizados para além dos limites físicos da Escola. Os conteúdos e competências, previstas no currículo escolar de cada segmento, foram desenvolvidos com enfoque na preservação ambiental, consumo consciente dos recursos e reaproveitamentos diversos, visando a melhoria dos espaços e processos escolares e, principalmente, instigando a autonomia do estudante na reformulação de seu espaço de mediação dos saberes.  

sesc

 

          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As fotos apresentadas ilustram três momentos importantes das ações, das muitas realizadas. Em um dos momentos, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o grande desperdício dos gêneros alimentícios, debatendo sobre o papel das indústrias e comércios, das mídias e propagandas, da hegemonia das monoculturas e, a partir disso, realizar debates e consolidar conceitos, através dos conteúdos estudados. Também foram realizados estudos e oficinas sobre o reaproveitamento integral dos alimentos, além de ações que voltadas à vivência dos aprendizados, como a visita à Unidade do Sesc Mesa Brasil, voltada à arrecadação de alimentos e doação à instituições cadastradas.   

sesc

 

         

 

 

 

 

 

 

 

Em outro momento apresentado, recebemos uma família de permacultores, residentes em Cáceres-MT, que transmitiram importantes conhecimentos sobre a ocupação consciente dos espaços e recursos naturais, onde, através de muitas técnicas simples, se é possível conviver harmonicamente em qualquer ambiente. Esse conhecimento foi imprescindível ao Projeto, pois historicamente o ser humano possui a tendência de degradar o espaço ocupado e, a partir desses conceitos, surgiram ações como a horta vertical, a confecção de adubo e o uso estrutural do bambu.

sesc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atualmente estamos realizando alguns estudos sobre o Rio Cuiabá e seus afluentes, onde analisaremos a importância do Rio na construção histórica de nossa região e avaliaremos a qualidade da água em alguns trechos. Essa ação objetiva compreender a relação entre a ação antrópica¹ em cada trecho e a qualidade da água, para que possamos refletir sobre atitudes menos danosas ao ambiente. As fotos em questão mostram uma visita ao Rio Coxipó, na região de Chapada dos Guimarães, onde os estudantes realizaram um estudo do ecossistema local e coletaram material para análise posterior.   

sesc

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto Sustenta Sesc continua em execução e suas ações são reformuladas anualmente, conforme os aprendizados adquiridos e ideias propostas pelos estudantes, fazendo com que sua abrangência aumente a cada atividade. Dessa forma conseguimos levar o aluno à formulação de conceitos e mediação de saberes, através de vivências, investigações e experimentações, instigando o protagonismo e priorizando a autonomia e cooperação.  

1. Ações antrópicas são as alterações realizadas pelo homem no planeta Terra.

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

CONFIRA TAMBÉM NESTA SEÇÃO:

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA

AGORA NA RÁDIO

14:00 às 18:00

Tarde e Companhia

Com Adriano Lima

Programa variado

Tarde e Companhia

PRÓXIMO PROGRAMA

Conexão Cultura

18:00 às 19:00

Conexão Cultura

Música e informação jornalística