Cuiabá/MT, 17 de Outubro de 2019

SUSTENTABILIDADE terça-feira, 02 de Abril de 2019, 07h:00 | - A | + A

Sustentabilidade

OS JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS – JEPP


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OS JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS – JEPP –  

É destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora,  procurando apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

A proposta pedagógica do JEPP é, por meio de atividades lúdicas, sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras preservando o meio ambiente e valorizando a sustentabilidade.

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A intenção é despertar, nos jovens, o espírito que deverá ser desenvolvido ao longo da sua existência, pois ensinar a gestar é algo que pouco se vê no dia a dia. O desenvolvimento deste espírito empreendedor tem como objetivo fazer com que o aluno aprenda a administrar a própria vida.

É cada vez manifestado e valorizado a necessidade ao estímulo de práticas sustentáveis.

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Observar a realidade e refletir sobre a importância da sustentabilidade para o planeta são os pontos de partida para o trabalho no JEPP. Estimulados a pensar nos benefícios de adotar práticas sustentáveis, os alunos são convidados a aproveitar a atividade empreendedora do artesanato sustentável como uma das oportunidades do projeto.

Com  foco na preservação ambiental, o primeiro pensamento do projeto JEPP relaciona-se com o consumo consciente e renovação da vida útil do papel. Sendo esse o primeiro passo, os alunos do sexto ano desempenham a função de coleta, seleção, descarte, reutilização e renovação desse item, valorizando a utilidade e beleza do resultado final.

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Saber reaproveitar e economizar, já no momento inicial do curso, cria o hábito da preservação ambiental.

Os alunos dos sétimos anos têm como objetivo aplicar os 5rs da sustentabilidade (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutiliza e Reciclar) de forma empreendedora e artesanal, modificando a compreensão sobre o lixo e, principalmente,  preocupando-se com a vida no planeta através das habilidades artísticas.

A proposta dessas turmas é transformar o que será descartado em utilidade, valorizando a reutilização e reciclagem dos itens escolhidos por cada turma.

E fazendo com que os alunos pensem coletivamente, valorizem a cultura local, interajam e integrem com as pessoas e tomem decisões pensando em um objetivo comum.

Como um projeto para ser completo há a preocupação com o bem estar da humanidade, os oitavos anos têm a preocupação de transformar os espaços de necessidade humana com ações empreendedoras que melhorem a situação de um espaço ou de uma comunidade. Nossos jovens empreendedores sociais buscam transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas utilizando métodos geralmente presentes no cotidiano de empresas.

Já ao final do ensino fundamental é o momento de aplicar todos os conhecimentos adquiridos durante o JEPP, isso significa então ser realmente um empreendedor e desenvolver uma atividade lucrativa, ecologicamente consciente e  inovadora. Para tal momento, os alunos dos nonos anos são orientados a terem objetivos definidos e concretos. Estimula-se a percepção das necessidades do cotidiano, estimulando a percepção de oferta e procura, aproveitando a oportunidade, calculando riscos e lucros, aplicando conhecimentos em gestão.

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Com esse curso, Jovens Empreendedores Primeiros Passos, espera-se propiciar aos alunos condições para que desenvolvam competências de natureza cognitiva, atitudinal e operacional, tais como:

·         Conhecer características do comportamento empreendedor;

·         Posicionar-se de maneira autônoma diante de situações que estimulem o seu perfil empreendedor;

·         Valorizar a cultura local;

·         Respeitar o processo de desenvolvimento sustentável;

·         Tomar decisões para alcançar objetivos comuns;

·         Gerenciar de forma consciente sua própria existência.

Nesse contexto, o professor tem papel de extrema importância, porque será o mediador entre a teoria empreendedora proposta e os alunos, auxiliando na concretização da visão empreendedora proposta por eles. 

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