Cuiabá/MT, 19 de Abril de 2024

NOTÍCIAS terça-feira, 20 de Julho de 2021, 08h:26 | - A | + A

TERAPIA ALTERNATIVA

TRABALHE SEU CORPO COMO UM TODO E CURE DOR E TRAUMAS

A dor é o grito do corpo indicando que algo não vai bem. Se o desconforto é na cabeça, no joelho ou na coluna, a medicina tradicional vai tratar a causa do sofrimento nesses pontos e o paciente pode voltar a reclamar o mesmo problema tempos depois. As terapias integrativas tratam o corpo como um todo e vai buscar profundamente o que está provocando a dor, na grande maioria das vezes esse é um gatilho emocional.

O terapeuta Ronaldo Arouca há 20 anos estuda tratamentos alternativos, todos com base científica e que procuram a cura profunda das dores, não apenas o tratamento pontual. O profissional explica que nosso corpo funciona de forma integrada entre o físico, o emocional e mental. O desequilíbrio em um deles afeta os demais. Por exemplo: quando se lembra de algo feliz que viveu, quase que instantaneamente um sorriso aparece no rosto. O mesmo quando lembra de algo triste e raiva, o corpo reflete o pensamento. 

“A gente trata a causa da dor, não o sintoma. A causa é muito mais profunda. A dor é o pedido de socorro. 90% das dores têm origem emocional. Estudos já comprovaram que 5 minutos de raiva impactam em 5 horas de baixa imunidade”, explica o terapeuta. Ronaldo Arouca explica que a terapia é um complemento da medicina convencional e que são adotadas diferentes abordagens de acordo com a necessidade de cada paciente. Ele relata que utiliza de 3 a 4 tratamentos conjuntos para a cura do mal que aflige a pessoa que o procura. A Programação Neolinguística (PNL) está presente em todos os tratamentos.

A maior parte das abordagens tem origem na medicina chinesa. Uma delas é a reflexologia, trabalha pontos específicos do corpo, como rosto, mãos e pés, para tratamento de órgãos ligados a um tipo de emoção causadora do mal estar corporal. Como, por exemplo, o rim que é atingido pela tristeza. O método utilizado é definido em avaliação com o paciente. De acordo com o histórico e queixas, o terapeuta identifica a origem daquele mal e a melhor abordagem no caso. 

 

Arouca lembra um dos casos mais emblemáticos de sua carreira, no qual tratou traumas gerados pelo luto de 15 anos de uma mulher que perdeu a mãe. A filha perdeu a genitora em seus braços, a caminho do hospital e isso causou enorme dor a ponto de impedi-la de falar da morte e até passar nas proximidades da casa onde a mãe morava. “Esse foi um caso muito marcante porque ela reclamava de enxaqueca, dores, estresse e fomos identificar a origem disso no luto. Em uma sessão, essa paciente já identificou melhora. Ela contou que conseguia falar que a mãe havia morrido e até passar em frente a casa dela. As dores sumiram”, conta. Com a mulher, uma das abordagens adotadas foi a Técnica de Liberação Emocional (EFT), para superar o luto. 

Um dos programas mais trabalhados, recentemente, pelo terapeuta é a Maturidade Consciente, que trata a autoestima, dores e diversos outros pontos por meio de conjunto de abordagens, entre elas a constelação familiar. O terapeuta mantém espaço em Poconé, mas com a pandemia a maioria dos atendimentos está sendo feitos online. O número de pacientes atendidos é reduzido e o profissional atende sozinho. “É algo muito íntimo e prezo por esse momento para a cura do paciente. Acredito que essa é minha missão de vida”, explica.

ABORDAGENS CONJUNTAS

 

Ronaldo Arouca fala do trabalho em sua rede social @ronaldoaroucaterapeuta, onde o interessado das sessões pode marcar avaliação. A quantidade de sessões a serem realizadas depende de cada caso e elas duram 1,5h em média.

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

AGORA NA RÁDIO

12:00 às 14:00

Clássicos da Cultura

Com Mila Rizzi

Programa voltado aos clássicos nacionais e internacionais

Clássicos da Cultura

PRÓXIMO PROGRAMA

Tarde e Companhia

14:00 às 17:00

Tarde e Companhia

Sua tarde com muita música