Cuiabá/MT, 26 de Abril de 2024

NOTÍCIAS terça-feira, 27 de Julho de 2021, 14h:25 | - A | + A

JULHO LARANJA

PREVENÇÃO ORTODÔNTICA PRECOCE.

Neste mês de julho existe uma campanha de saúde chamada de “julho laranja” relacionada com a odontologia, onde o foco é informar e sensibilizar a população sobre a prevenção de problemas de oclusão dentária, tendo como público principal as crianças.

Aderindo a essa campanha, o Dr. Rosário Casalenuovo diretor do Instituto Machado Odontologia, pontua algumas questões importantes relacionados com esse tema para conscientizar e esclarecer as mães e os pais quanto ao melhor tratamento para seus filhos, pensando não somente em estética para se alinhar os dentes e sim na questão funcional da boca que está ligado ao organismo, ou seja, tratar da boca não é somente a posição dos dentes, mas também as funções da respiração, mastigação e deglutição.

Essas questões abordam duas especialidades na odontologia, a ortodontia e a ortopedia funcional dos maxilares.  O Dr. Rosário é especialista nas duas áreas e afirma que são dois conceitos totalmente diferentes, até opostos: “ A ortodontia é americana e a ortopedia funcional dos maxilares é europeia, uma trata os dentes e a outra trata as funções. Na Europa o dentista é médico, desse modo, essa especialidade está dentro da ortopedia médica e aqui no Brasil como a odontologia é separada da medicina, a situação fica um pouco mais desprotegida, fazendo com que o foco seja maior no dente com prevenção, cáries e etc... Sou contra o uso de aparelho ortodôntico em crianças pois a criança está em desenvolvimento e crescimento e os aparelhos podem travar, conter e desequilibrar o crescimento dos ossos e músculos da face. Por isso, nesse período a avaliação deve ser feita pela ortopedia funcional, tanto médica como odontológica, dando início ao tratamento funcional urgentemente.

Então, saliento que o tratamento ortodôntico é alinhar os dentes e a ortopedia funcional é para equilibrar as funções. Se preocupar em apenas alinhar os dentes é a mesma coisa que consertar um sapato de uma criança que pisa torto, não irá adiantar de nada, deve tratar o corpo dela. Um pé torto altera todo o corpo e uma mordida desequilibrada mais ainda. A má oclusão (mordida errada), o dente está torto por um problema funcional, isto é, a respiração pode estar errada, a mastigação unilateral podendo causar escoliose e problemas futuros graves, ou outras questões relacionadas e o dente consequentemente está fora de posição. Por ser uma especialidade desconhecida no Brasil, passa desapercebido as oportunidades de corrigir as funções da boca de uma criança. ” Nesse contexto, é correto afirmar que o tratamento precoce nas crianças é fundamental e é importante que os pais estejam atentos, a recomendação para iniciar o acompanhamento ao dentista é desde a gestação, recebendo as devidas orientações até chegar na fase do nascimento dos primeiros dentes, seguindo com os cuidados necessários por um odontopediatra.

Por esse acompanhamento é possível ter o diagnóstico correto e assim receber o devido tratamento, sendo encaminhado para um especialista em Ortopedia funcional dos Maxilares. A má oclusão não se corrige sozinho, se com os “dentes de leite” já é notado algum problema, não espere a troca pelos dentes permanentes para iniciar um tratamento, a idade ideal recomendada é a partir dos 3 anos de idade, pois nessa idade a criança já pode apresentar problemas funcionais, de escoliose, coluna e pescoço tortos, e com isso, ao iniciar o tratamento funcional, em apenas uma ou duas sessões já resolvem, evitando um enorme problema para o futuro.

E o custo acaba sendo muito menor, a questão é conhecimento, conhecer o profissional e saber as opções certas de seguir. Portanto, se nunca levou seu filho para uma prevenção, esse é o momento! O corpo da criança tende a crescer com equilíbrio das funções como respiração, postura da coluna, articulações, mantendo numa plenitude na fase adulta. 

 

Julho Laranja, o que é?

 

Dr. Rosário Casalenuovo é Diretor do Instituto Machado – Cuiabá e Brasília, especialista em Ortodontia (conceito americano) e Ortopedia Funcional dos Maxilares (conceito europeu), foi professor durante 20 anos nas duas áreas com mais de 2000 alunos formados, foi ex-presidente da ABOFM (Academia Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares) e ABOR-MT (Associação brasileira de Ortodontia - SEC.MT). Com especializações também em dor orofacial e disfunção ATM, Terapia Neural e Odontologia biológica. Formado no conceito Castillo Morales em Reabilitação cabeça e corpo.

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

AGORA NA RÁDIO

14:00 às 17:00

Tarde e Companhia

Com Carlos Mattos

Sua tarde com muita música

Tarde e Companhia

PRÓXIMO PROGRAMA

17:00 às 19:00

Cultura Flashback

A interatividade com os sucessos que marcaram época