Cuiabá/MT, 24 de Abril de 2024

NOTÍCIAS quarta-feira, 24 de Abril de 2019, 09h:39 | - A | + A

EDUCAÇÃO

INSCRIÇÕES PARA 11ª OLIMPÍADA DE HISTÓRIA TERMINAM NESTA SEXTA-FEIRA

Por: Bruna Mozer/Assessoria de Imprensa

divulgação

Projeto é realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e inscrições podem ser feitas pelo site da ONHB; competição tem início dia 6 de maio.

O prazo para se inscrever na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) termina nesta sexta-feira (26) e pode ser feita pelo site da competição. A primeira fase das inscrições – que previa desconto na taxa e encerrou no dia 31 de março – atingiu recorde de participantes: 14,9 mil equipes cadastradas. O número de inscritos neste período já é maior que o total da 10ª edição. A competição tem início no dia 6 de maio.

A Olimpíada de História é um projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui um formato totalmente original e voltado para professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares. Em 2018, quando completou 10 anos, a ONHB contou com 14,3 mil equipes, um total de 57,5 mil participantes de todos os estados brasileiros, com maior destaque para a região Nordeste com 67% de equipes finalistas.

Como funciona

A competição conta com seis fases online, além da final presencial realizada na Unicamp, em Campinas-SP. As provas são realizadas durante as etapas – com duração de uma semana cada – pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos.  As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp, nos dias 17 e 18 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

divulgação

11ª OLIMPÍADA DE HISTÓRIA

  

“A Olimpíada de História tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. Para que isso seja possível, oferecemos nas provas e tarefas informações, textos, imagens e mapas para que embasem a elaboração das respostas”, explica a professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.

O principal diferencial da ONHB em relação a outras competições é que ela não exige que os alunos tenham conhecimento do assunto previamente, uma vez que a metodologia permite que a equipe discuta, pesquise e analise as questões entre si, com apoio do professor. Além disso, por meio dos conteúdos e do estudo aprofundado dos temas em História do Brasil, a Olimpíada ajuda a preparar os participantes para vestibulares, concursos e prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), entre outros.

“Ao longo desses anos, pudemos perceber que a metodologia contribui de forma bastante significativa com o ensino de História em sala de aula, incentivando o trabalho em equipe e o desenvolvimento da análise crítica”, explica a coordenadora.

A primeira fase terá início dia 6 de maio, finalizando a sexta etapa em 15 de junho. Após as seis fases, no mínimo 200 equipes (800 participantes) serão classificadas e convocadas para a final presencial. O projeto tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.   Serviço: 2ª fase das inscrições: de 01/04 a 26/04 Inscrição por equipe: R$ 58,00 (alunos de escolas públicas) e R$ 118,00 (alunos de escolas particulares). Início das provas: 06/05 Inscrições, regulamento e informações no site: www.olimpiadadehistoria.com.br

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

AGORA NA RÁDIO

05:00 às 07:00

Vale a Pena Ouvir de Novo

Com Automatico

Os Grandes Hits Que marcaram filmes e novelas


PRÓXIMO PROGRAMA

07:00 às 09:00

Jornal da Cultura

Jornalismo com credibilidade