CULTURA 90.7

quinta-feira, 04 de Julho de 2019, 10h:40

BULIXO ESPECIAL REÚNE MÚSICA E GASTRONOMIA NO SESC ARSENAL

divulgação

divulgação

O Sesc Arsenal realiza nos dias 5 e 6 de julho, das 17h às 22h, uma edição especial do projeto Bulixo, com o tema julino. Com entrada gratuita, o evento vai contar com opções culinárias e artesanais variadas, além da apresentação da banda Forró Casamarela, levando o ritmo pé de serra para o público presente.

Três músicos da cena pernambucana uniram-se para tocar, compor e viver um dos mais importantes gêneros da música brasileira: o forró e suas vertentes – baião, xote, xaxado, coco e arrasta-pé. Para este show, se apresetam os músicos José Demóstenes (Voz e triangulo), Júnior Teles (Zabumba e Voz), Bozó Sete Cordas (Cavaquinho), Luis Cordeiro (Acordeon e voz) e Carlos Fofão (Baixo).

Em uma formação de trio pé de serra com acordeon, zabumba e triângulo, o grupo revive os baluartes da música nordestina: Luiz Gonzaga, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Jackson do pandeiro e tantos outros que construíram a música do nordeste.

No clima festivo, a música e a culinária serão os grandes protagonistas da noite, propondo ao público um momento de integração e partilha. Em dois dias de festa, o espaço de alimentação vai disponibilizar um cardápio especial com pipoca, milho verde, cachorro quente e outros pratos.

Segundo Dona Solange, uma das bulixeiras tradicionais do Sesc Arsenal, um dos pratos que não vai faltar é a maria isabel, já que é um dos mais pedidos nas festas juninas cuiabanas. “O cardápio mais importante é a maria isabel com farofa de banana, o pessoal gosta bastante”.

Outro destaque da noite fica para a decoração especial feita para os dois dias do evento, com bandeirolas, balões juninos e iluminação de quintal.

O projeto

O Bulixo visa valorizar o artesanato e a culinária produzido na região, incentivando à profissionalização de artesãos e culinaristas que produzem em pequena escala no âmbito familiar, estabelecendo-se, dessa forma, como um espaço para a ampliação da renda e, consequentemente, da melhoria das condições de vida de seus participantes. Culminando em desenvolvimentos pessoais e da região.

O espaço já se tornou uma vitrine para a exposição e comercialização dos produtos por si fabricados de maneira artesanal, relacionado à tradição e cultura. A iniciativa ocorre de janeiro a dezembro no interior do Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf - Sesc Arsenal.


Fonte: CULTURA 90.7

Visite o website: www.culturafmcuiaba.com.br